Tinha agendada uma ida ao Porto para me encontrar com duas Amigas... Bem, ir ao Porto é sempre uma alegria, todos que a conhecem sabem o quanto é agradável, bela, de gente genuína e repleta ... Tive a oportunidade de trabalhar nesta cidade quase 4 anos e as recordações são mais que boas :)
Já há alguns anos que cada vez que decido ir ao Porto, a opção é ir de Comboio.... Desta vez foi um pouco diferente! A opção foi levar a Bicicleta que serviria para me deslocar pela cidade.... Aparentemente nada excêntrico, então ligo para a CP para garantir que posso levar a Bicicleta da estação da Régua para o Porto. O que acontece é que esta linha, talvez por ter as carruagens mais pequenas do que o normal das restantes linhas, não permite que levemos a Bicicleta. Claro que é uma pena, tanto para quem cá vive, como para todos os Turistas que recebemos cá e que se vêem impossibilitados de trazer a sua Bicicleta. Contudo, não cruzei os braços e pensei, tem de haver solução... É então que ligo para a Rodonorte, onde me informam da possibilidade de transportarem a Bicicleta. Excelente, opção entrar em Vila Real (tem autocarros mais ou menos de 1 em 1 hora para o Porto) ... Estava toda contente, com um pouco de receio de como me iria orientar no Porto de Bicicleta, mas por outro lado com muita adrenalina! Quando mandamos a rotina ir dar uma volta é no que dá! :)
Chega o grande dia, chego a Vila Real de carro, vou com tempo para procurar uma local onde estacionar sem parquímetro, devo dizer-vos que não é das tarefas mais fáceis, principalmente para quem não conhece a cidade de Vila Real. Estacionamento conseguido, tirar Bike do carro, colocar capacete (sim, levei capacete) e lá vou eu toda feliz até à Estação da Rodonorte. Na bilheteira sou muito bem recebida, tiro o bilhete de ida e volta para o Porto (custo: 15,50€), e desloco-me com a Bike para dentro, onde se espera pelo autocarro... Hora de embarcar, o motorista 5 estrelas, aprontou-se para colocar a Bike no porão e arranjar uma cordinha para a segurar melhor e assim ela não baloiçar tanto. Fica já a sugestão, quando transportarem a vossa de autocarro levem uns baracinhos para este efeito.
Viagem tranquila, em Amarante entraram varias pessoas também ligadas aos Trails, e as suas conversas tornaram a viagem ainda mais interessante, sendo o assunto, resistência física, treino, equipamento e trails.
Chegada ao Porto, paragem numa paralela à Rua de Santa Catarina, fico a saber que o Motorista também é um apaixonado por este Desporto, que é Federado e que já conhecia a minha Bike. O que acontece é que comprei a Bike em Chaves e por coincidência no dia que ela estava exposta na loja para eu a ir buscar ele esteve na loja e viu-a ... Bem, isto é um bom pressagio, estou no sitio certo, no momento certo :)
E agora? Ele aconselha-me a virar em baixo à direita, rua que me levará à tão conhecida Santa Catarina. Assim fiz, coloco capacete e vamos lá, bem, vou ser sincera, pensei que à direita ia encontrar uma rua mais plana :), não senhor, não é uma 31 de Janeiro, mas para começar logo uma subida... mas não dei parte fraca :) Foi giro, muito giro, passar por entre as pessoas, cruzar ruas, escolher entre o passeio e a estrada, sentir uma liberdade de não ter de aguardar pelo metro, ou pelo autocarro, não ter de saber horários, só pegar na Bike e ir encontrar-me com as minhas amigas no local combinado, neste caso a Galiza. O Percurso fez-se bem, era uma Quarta-Feira, chuviscava um pouco, a sensação de descoberta era muito agradável e aconselho a todos!! Partilho convosco que da Rua de Santa Catarina a Galiza não encontrei nenhum Amigo das Pedaladas.. Pareceu-me que o Porto, como muitas outras Cidades e Vilas de Portugal, têm de realizar ainda bastante trabalho para cativar as pessoas a utilizar este meio de transporte, mas as pessoas também têm de se aventurar mais, experimentarem e irem ganhando confiança ;)
Tenho de vos confessar que há uns anos atrás isto era impensável para mim, mas agora o que me parece e apesar da pouca experiência que tenho, o que é preciso é treinar durante várias semanas, até as subidas não nos meterem medo e depois poderemos fazer qualquer percurso tenha ele subidas a mais ou a menos ;)
O meu regresso foi às 19h30, sai da Galiza às 19h, e fui em direcção à Batalha,, 10 minutos para o autocarro partir e percebo que não é aquela a paragem, estava em frente ao São João, explicam-me para onde me devo dirigir, começo a pedalar um pouco mais rápido, neste momento sem possibilidade de desfrutar dos últimos minutos no Porto, vira à direita, desce um pouco, Rua de Santa Catarina, vira ao pé da Fnac à esquerda e Uffa eu conheço isto, é aqui :) ainda bem que vim de Bike senão tinha perdido o autocarro a espera do autocarro (da STCP :) ) ....
Foi boa esta experiência, é para repetir, e assim ganhar mais facilidade em gerir onde guardar Bike, e o tira e põe capacete, foram duas das coisas que me incomodaram mais,,,
Boas Pedaladas!! Boas Aventuras ;)
2 comments:
Boa iniciativa!!!
Obrigada :)
Post a Comment