Friday, March 13, 2015

1ª Meia-Maratona BTT - 1º BTT Vila Pouca de Aguiar - Abertura de XCM da ARC Vila Real

Tenho de vos falar desta prova que participei este Domingo! E porquê!?.... Bem, primeiro porque foi a minha primeira Meia Maratona, depois porque é realmente um privilégio poder participar em Provas de BTT.  É um testar constante de limites que durante a prova vamos percebendo que afinal o que achávamos ser limites não passavam de conquistas que nos impulsionam a ganhar novos objectivos e a sentir uma imensa satisfação cada vez que conseguimos chegar ao Fim. Sim, foi uma felicidade muito sentida ter conseguido chegar ao fim. Como disse esta foi a minha primeira Meia-Maratona e esta aproximadamente com 50km ... Um distância considerável para quem se iniciou no BTT o ano passado em meados de Setembro... 
O dia começou bem cedo, estava marcado encontrar-me com os restantes Atletas do Clube BTT Trilhos de Penaguião às 7h em frente à Câmara. Assim foi, encontramos-nos lá todos como estava planeado, carregar bikes, sacos, verificar se temos tudo, o que falta arranja-se facilmente e pronto ok, partir, já está tudo pronto... A Aventura vai começar... A viagem é com destino a Vila Pouca de Aguiar, a boa disposição é uma constante,  existe muita camaradagem neste grupo o que é muito bom quer para os Atletas que já estão no Clube, como para quem entra de novo, como foi o meu caso....  O bom tempo acompanhou-nos, previa-se um dia de sol e as perspectivas eram boas, a Prova ia ser dura "p'ra caraças" (desculpem a expressão) , mas é a realidade, o gráfico de altimetria não deixava espaço para muitas dúvidas ... 
Chegada a Vila Pouca de Aguiar, arranjamos facilmente estacionamento, agora era ir ao secretariado buscar os dorsais, equipar, aprontar bikes e aquecer um pouco antes do início da Prova... 
O ambiente que se vive num evento desportivo como este, e acredito que em todos, é maravilhoso, não existem pessoas mal dispostas, não existem pessoas com frio, existe sim camaradagem, sorrisos, palavras amigas, existe o reencontrar de  Amigos Atletas de diferentes clubes, é qualquer coisa de fantástico, sentir toda esta boa energia, é uma sensação mesmo muito agradável...Aconselho a todos, homens, mulheres, jovens e mais adultos!! Este desporto dá para todos! É um privilégio viver momentos como estes.  
Falando da Prova, existia o Passeio de 22 km, Meia Maratona de 47 Km e Maratona de 62 Km. Eu, inscrita na Prova da Meia Maratona, tinha 47 Km pela frente, estava tranquila, quer dizer, aqueles segundos antes da partida acho que me aumentaram um pouco as pulsações, mas logo passou, com a partida tudo começou a normalizar e o momento era de desfrutar ... A prova começou dentro da Vila, passado alguns metros, talvez kilometros já estavamos onde todos queríamos, no monte, com muitos kilometros de trilhos para descobrir, a aventura estava instalada... IUPI, vamos lá curtir.. Bem, logo no inicio a lama apareceu, era mesmo muita, inicialmente em cima da bike, mas passado alguns metros peguei na bike à mão e toca a passar aquelas poças de lama, não tardei a ficar com as sapatilhas cheias de lama... que loucura tinha as sapatilhas que eram brancas quase pretas... depois foi a vez dos pés e das meias. Enfim, estava toda encharcada... pensei, isto está calor deve secar, e a verdade é que passado 4h de percurso secou mesmo. Até a lama foi uma delicia, é muito giro, parece que voltamos a ser crianças e tudo é permito, nada é ridicularizado, bem pelo contrário é uma felicidade andar cheia de lama...  ora bem, depois ficou muita lama agarrada nas rodas da bike e então era ver a roda a girar e a lama a acertar na cara, muito giro mesmo, parecia que tinha uma seta apontada na minha direcção e o meu maior desejo era que nenhuma me acertasse nos olhos (ainda não arranjei uns óculos), então era um zig zag com a cabeça cada vez que eu via ela a vir em minha direcção... só rir ... Entretanto foram 35 km mais ou menos tranquilos,  com 2 pontos de controlo... Os pontos de controlo estavam bem caprichados e as pessoas da organização atenciosas.
Agora falo-vos do que mais me marcou, os últimos 10, 15 km da prova. Aqui foi aguentar, aguentar, não desistir de lutar e ir buscar forças sinceramente ainda não sei bem onde... A parte final foi a subir, literalmente a subir, com uma ou duas subidas bem engrenes, desta parte da Prova lembro-me de ter tido tempo de olhar para o chão de ver uma fila de lagartas a passarem, de tão devagar que eu ia, nesta altura ainda em cima da bike, lembro-me de duas borboletas amarelas (ou talvez fosse só uma, que passou por mim duas vez :)) que voaram bem à minha frente, quando o meu pensamento era nunca mais chego ao cimo das subidas, o que me ajudaram a sentir mais feliz e confiante... também houve um momento em que continuava a subir e recebi uma grande ajuda do vento que para além de me dar ar fresquinho, me empurrou um pouco, o que naquele momento foi muitíssimo. :) Já estão a perceber que foi muito dolorosa esta parte para mim.
Quando cheguei ao último ponto de controlo eu devia ir tão exausta que me perguntaram "vai continuar, não vai!?" :) "claro que sim!!" respondi eu, mas muito pausadamente, que o folgo não era demais :) Neste ponto de controlo comi à série, comparativamente com os outros pontos de controlo, em que se tinha resumido a abastecer com água e comer uns pedaços de marmelada,,,, Aqui foi bem diferente, primeiro porque eles deviam estar mesmo preocupados comigo e aprontaram-se a ir buscar montes de presunto, depois eram salgadinhos, bolachinhas, marmelada, água,,,, bem eu comi de tudo um pouco, tinha mesmo de descansar e ir buscar energias a algum lado :) passado cerca de 5 minutos já estava pronta para mais uns Kilometros... Agradecer, pegar na bike e "bora" lá para o monte :) ... vou ser sincera este últimos kilometros da prova foram uma luta entre mim, a bike, as minhas pernas.... a dado momento já só conseguia subir com ela à mão, mas quando estamos já "sem forças" ter de levar-nos a nós e mais um bike de muitos kilos numa subida que não tem fim é qualquer coisa de desumano, desculpem-me a palavra, mas foi o que senti.... cheguei a pensar em deixar lá a bike e me vinha embora... a sério que pensei, e não foi uma, nem duas vezes....  Eu não queria parar, pois o trazer a bike à mão já te reduz muito o tempo, então tinha pelo menos de não parar e andar sempre,, então enquanto andava ia aproveitando para tirar a barra de cereais do bolso da jersey, com os dentes abria o plástico e depois a parte melhor, comia ... contudo houve ali uns minutos que eu estava a negativos do meu limite e foi quando coloquei a bike no chão e estendi-me ao comprido também no chão, a olhar para o céu e em volta a natureza acolhia-me e dava-me forças para continuar... estive assim uns minutos,,, depois tive de levantar-me, senão corria o risco de ficar a dormir :)
Vamos lá para a parte final, a subida teve fim e depois veio o que eu tanto esperava a descida mais maravilhosa do mundo, pelo menos para mim era sem dúvida .... a chegada a Vila Pouca de Aguiar foi com os aplausos das gentes que encontrei nas rotundas (e que em todas as aldeias por que passei, sempre me deram muita força, desde já um bem haja a todos eles pela simpatia.... ) e dos meus colegas que já esperavam por mim :) Sim, consegui fazer a minha 1ª Meia-Maratona e fiquei em 3º Lugar da minha Categoria. Que orgulhosa estou de mim :)
Para concluir fui tomar um banho e depois almoçar com os Amigos Atletas do meu Clube e dos Outros,,,,
Venha a próxima ;)


                                                         Fotos de Paulo Ministro






 Classificação Geral (Fiquei em 5º da Geral, e em 3º da minha Categoria F30)


Natalie Monteiro



No comments: